sexta-feira, 22 de maio de 2009

ETIMOLOGIA


Este blog tem a despretensiosa intenção de ensinar a etimologia de algumas palavras da língua portuguesa tendo como referencial o ambiente escolar. Então, para não fugir a uma previsibilidade desse assunto não há nada melhor que mergulharmos nos próprios étimos da palavra etimologia que vem do grego "etymos" equivalente à real, verdadeiro e "logos" que significa estudo, descrição, relato, tratado. Atualmente é a parte da linguística que estuda a origem, o significado e a história das palavras.
O exagerado desejo de tudo ver e saber inerente dos seres humanos é voltado também para o campo da linguagem, e nós, como estudantes de Letras, totalmente envolvidos com os fascínios da linguagem mais ainda... Eis o motivo do tema desse blog.
Mas, longe de apenas saciar nossas curiosidades, os estudos etimológicos podem nos dar uma visão mais ampla de uma língua. No sentido de que feita as retroações e abonações necessárias de uma palavra temos a possibilidade de nos inteirar não apenas de suas raízes ou seus significados como também dos seus usos, o contexto histórico-cultural a que pertenceu, e as muitas transformações ortográficas ocorridas.
A etimologia além de resgatar as palavras da obscuridade nos propicia uma enorme reflexão, principalmente, na totalidade da esfera educacional. Para isso, o nosso primeiro passo consistirá na escolha de uma palavra referente ao âmbito escolar buscando o seu significado em dicionários etimológicos. Em seguida, utilizando um dos diversos gêneros textuais, para cada palavra selecionada, discutiremos a relação de seus étimos com as várias transformações ocorridas ao longo dos tempos. Iniciaremos, então, nada menos com a palavra educação. Até a próxima postagem...

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A etimologia das palavras é de vital importância na interpretação e compreensão de textos nos vários conteúdos escolares.

    ResponderExcluir
  3. Vocês estão de parabéns. Estudar etimologia é viver nosso passado linguístico.

    ResponderExcluir